Vestido como um cristão |
Em nossa busca para sermos cristãos perfeitos, caímos na cilada de “fazer” ao invés de “ser”. Em vez de dependermos de Deus, tentamos fazer o bem usando nossas próprias forças e ideias. Ficamos orgulhosos de nossos tão merecidos elogios e acabamos nos esquecendo dAquele a quem representamos. Nisso, somos exatamente como Lúcifer. Ele sentiu orgulho de sua posição diante de Deus e dos outros anjos. Por causa de seu orgulho, queria que o Céu fosse governado da forma que ele supunha ser a melhor. Por causa de seu orgulho, ele ocasionou o pecado. Ele não apenas quis ser como Deus, mas quis ser o próprio Deus.
Como podemos, em nossa busca pelo crescimento na vida cristã, não cair no orgulho espiritual? Veja algumas dicas:
Reconheça suas imperfeições. Lembre-se de que “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Rm 3:23). Existe esperança para nós porque a graça de Deus é suficiente e Seu poder se aperfeiçoa em nossa fraqueza (confira 2Co 12:9).
Ao aprendermos a reconhecer nossas limitações, também aprendemos a depender mais de Deus do que de nossa própria energia, esforços ou talentos.
Lembre-se de Deus. Quando tudo vai bem em nossa vida, temos a tendência de não reconhecer a atuação de Deus. É por isso queDeuteronômio 8:18 pontua que lembrar dEle nas pequenas ou grandes bênçãos ajuda a nos manter na perspectiva certa. Também nos ajuda a reconhecer quão pequenos e falhos realmente somos e que somente Deus pode satisfazer nossas aspirações mais profundas.
Use as ferramentas certas. Esse conselho é importante para nos proteger dos ataques de Satanás. Deus nos deu a Bíblia. Precisamos nos aprofundar em Sua Palavra (Sl 119:11) através da leitura inteligente e meditando nas grandes verdades que ela ensina. Também precisamos orar a Deus durante o dia (Mt 26:41). Ajudar os outros a ajudarem a si próprios é outra boa maneira de nos manter perto de Deus. Quando ajudamos os menos afortunados, adquirimos mais clara consciência das bênçãos que Deus derrama sobre nós.
Deseje buscar e receber bom conselho. Algumas vezes o orgulho pode nos cegar dos motivos reais que influenciam nossas ações. Nessas horas, é bom prestar atenção às advertências e aos amorosos conselhos de irmãos e irmãs em Cristo que estão ao seu redor (Sl 37:30).
Mãos à Bíblia |
5. Qual é o assunto de Apocalipse 12:7-12? Que cuidado e, ao mesmo tempo, que esperança podemos tirar desses versos?
6. Leia 2 Coríntios 11:14, prestando atenção ao contexto em que Paulo estava escrevendo. Que mensagem importante devemos aplicar para nós?
|
Pan Shu Qin – Chengdu, China
Adquira o livro Ainda Existe Esperança para entregar aos seus amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário